Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Merapi pode entrar em erupção

O vulcão Merapi, que se encontra a cerca de 70 quilómetros do epicentro do sismo ocorrido no passado sábado na ilha indonésia de Java, regista esta segunda-feira sinais de aumento de actividade.
29 de Maio de 2006 às 13:59
Merapi pode entrar em erupção
Merapi pode entrar em erupção FOTO: d.r.
De acordo com o alerta lançado por um especialista, é cada vez maior a possibilidade de vir a ocorrer uma erupção. "O sismo provocou instabilidade no domo da lava”, sublinhou o chefe do gabinete de vulcanologia e de monitorização do Monte Merapi.
A confirmar estas previsões, já esta manhã, o Merapi expeliu correntes de lava e nuvens de ar quente, que provocaram avalanches de resíduos que percorreram cerca de quatro quilómetros pela encosta da montanha.
Desde o sismo do passado sábado, o vulcão tem vindo a expelir cada vez mais nuvens de gás, vapor e cinzas, que podem atingir os 500 graus Celsius, a uma média de 150 vezes por dia, três vezes superior ao que acontecia antes do tremor de terra.
Situado na linha de ligação das placas tectónicas euroasiática e indo-australiana, o Monte Merapi é dos vulcões mais activos do Mundo, o que não impede a existência de uma grande densidade habitacional nas suas encostas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)