Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Merkel vai participar na campanha eleitoral de Sarkozy

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai participar em iniciativas conjuntas com o actual presidente francês Nicolas Sarkozy durante a campanha eleitoral francesa, que vai decorrer na Primavera, anunciou este sábado o secretário-geral da CDU, Hermann Gröhe, em Paris.
28 de Janeiro de 2012 às 16:51
Angela Merkel vai lutar pela reeleição de Nicolas Sarkozy
Angela Merkel vai lutar pela reeleição de Nicolas Sarkozy FOTO: John Schults/Reuters

A CDU, formação democrata-cristã de Angela Merkel, está convencida que a França "precisa de um presidente forte" e que essa liderança é a de Nicolas Sarkozy, referiu o dirigente alemão, num discurso proferido no Conselho Nacional da UMP, partido de centro-direita criado pelo presidente francês.

Os dois partidos fazem parte da mesma família política e no Parlamento Europeu integram o Partido Popular Europeu (PPE), que reúne democrata-cristãos, conservadores e formações de centro-direita.

A chanceler "congratula-se por estarem previstas reuniões conjuntas durante a campanha, na primavera", afirmou.

"A UMP e a França estão em boas mãos com Nicolas Sarkozy, que já mostrou a sua clarividência", disse o secretário-geral da CDU, lembrando a ligação antiga entre as duas forças.

No Outono de 2009, Sarkozy apoiou a reeleição de Angela Merkel e nos últimos meses os dois dirigentes têm-se encontrado várias vezes em reuniões bilaterais sobre a crise da dívida europeia.

O dirigente da CDU deixou ainda críticas ao candidato presidencial socialista, François Hollande. "Nenhuma das suas declarações vagas responde aos problemas urgentes da nossa época", apontou. Hollande declarou recentemente que, se for eleito, vai propor em Janeiro de 2013 "um novo tratado franco-alemão".

A participação de líderes estrangeiros em campanhas eleitorais é um fenómeno raro, mas também já aconteceu em Portugal, quando o então primeiro-ministro espanhol Zapatero participou numa acção de campanha de José Sócrates antes das eleições para o Parlamento Europeu.

França Alemanha Angela Merkel Nicolas Sarkozy Presidenciais CDU UMP Merkozy
Ver comentários