Atrasos na abertura de algumas mesas de voto estiveram entre as principais queixas de eleitores.
As mesas de voto para as eleições autárquicas deste domingo em Cabo Verde começaram a fechar às 18h00 locais (19h00 em Lisboa) num dia sem incidentes de relevo, disse à Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Atrasos na abertura de algumas mesas de voto estiveram entre as principais queixas de eleitores, à semelhança do que tem acontecido noutros escrutínios.
Apesar de o início da votação estar marcado para as 08h00 (09h00 em Portugal), a espera prolongou-se por mais de uma hora nalguns locais.
No entanto, referiu fonte da CNE, todas as 1.709 mesas de voto do arquipélago estiveram em funcionamento.
Depois do fecho das urnas, a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) tem um portal para divulgação dos resultados provisórios, à medida que os votos forem contados, no endereço eleições.cv na Internet, a partir das 19h00 de Cabo Verde (20:00 em Lisboa).
Para as eleições deste domingo havia cerca de 352 mil eleitores inscritos, sensivelmente mais 15 mil do que há quatro anos.
Em 2020, a abstenção geral na votação para as câmaras foi de 41,6%, com a capital, Praia, a registar a maior taxa, 55,6%, sendo o único dos 22 municípios em que mais de metade dos 86 mil inscritos não votou.
Há quatro anos, o Movimento pela Democracia (MpD, que lidera o Governo e tem maioria parlamentar) ganhou em 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, principal partido da oposição) venceu em oito: apesar da derrota, cresceu em número de municípios e conquistou a cidade da Praia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.