Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

México: Descobertos 32 cadáveres

Trinta e dois cadáveres foram dedscobertos na passada quinta-feira em três habitações situadas na cidade de Veracruz, no sudeste do México, segundo dados divulgados por fonte oficial.

7 de Outubro de 2011 às 08:54
Descobertos cadáveres dois dias depois do Governo mexicano implantar forças especiais e de soldados em Veracruz
Descobertos cadáveres dois dias depois do Governo mexicano implantar forças especiais e de soldados em Veracruz FOTO: Reuters

"O Governo federal lamenta a descoberta de 32 cadáveres em três habitações na zona urbana de Puerto de Veracruz-Boca del Rio", divulgaram nesta sexta-feira os serviços do Exército em comunicado.  

A descoberta macabra aconteceu dois dias após o anúncio do Governo do México da implantação de forças de polícia especiais e de soldados no Estado de Veracruz, que faz fronteira com o Golfo do México uma zona que tem sido palco ao longo dos últimos meses de vários surtos de violência causados sobretudo pelos conflitos entre os traficantes de droga. 

No dia 20 de Setembro, foram encontrados em Boca del Rio 35 cadáveres no interior de duas viaturas em frente a um hotel, tendo o ataque sido reivindicado poucos dias depois pelo grupo paramilitar "Mata Zetas" que se apresenta como aliado das autoridades e asseguram o seu objectivo de acabar com o cartel "Zetas", que está implantado no estado há vários meses.  

Na passada terça-feira, a armada mexicana prendeu 32 membros do cartel, incluindo 18 polícias municipais e oito homens que tinham sido detidos mas que conseguiram escapar da prisão, que operavam no Estado de Veracruz. 

O "Zetas" é considerado um dos mais violentos e mais cruéis dos sete principais cartéis de droga que operam em solo mexicano.  

México Veracruz cadáveres
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)