Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Miguel Portas entra em Gaza

Miguel Portas entrou este domingo na Faixa de Gaza, inserido numa delegação não oficial de eurodeputado que se deslocou à região, através do Egipto. O bloquista diz ter sido “uma experiência impressionante”, durante a qual se deparou com situações dramáticas.
11 de Janeiro de 2009 às 18:13
Miguel Portas entrou em Gaza
Miguel Portas entrou em Gaza FOTO: D.R.

Em declarações à rádio TSF, Miguel Portas relatou a sua passagem por Gaza. “Foi uma experiência muito impressionante, não tanto por causa das bombas que Israel continuou a lançar na zona onde estávamos, durante o período de tréguas, mas fundamentalmente pela forma como aquele povo reagiu”, contou o europedeutado, impressionado com a “capacidade humana” dos habitantes locais em conseguir viver com as bombas, num “estado quase permanente de guerra”.

Miguel Portas descreveu, também, a “felicidade” de crianças e mães ao “verem que alguém de fora tinha finalmente conseguido furar o bloqueio a que aquele povo está sujeito” e explicou que os feridos mais graves resultantes dos confrontos estão a ser transportados para o Egipto “durante o período de tréguas”.

O bloquista, que durante o curto espaço de tempo que esteve em Gaza assistiu ainda à distribuição e racionamento de alimentos da ONU, criticou a ofensiva israelita, considerando que “não é possível obter uma vitória militar para resolver o problema do Hamas”, sobretudo quando em três semanas de ataques já morreram 870 pessoas.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)