Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Milhares contra independência da Catalunha

Concentração foi resposta ao movimento que defende a independência da região.
13 de Outubro de 2013 às 10:16
Nacionalistas manifestaram-se no centro de Barcelona
Nacionalistas manifestaram-se no centro de Barcelona FOTO: Toni Garriga/EPA

Aproveitando as comemorações do Dia Nacional de Espanha, que ontem se assinalou, dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, em Barcelona, contra a independência da Catalunha. É a resposta dos nacionalistas contra o movimento que defende a soberania da comunidade autónoma.

Milhares de pessoas (30 mil segundo a edilidade local, 160 mil para a plataforma ‘Somos Catalunha, Somos Espanha’, que organizou a principal concentração) encheram a Praça da Catalunha, onde foi colocada uma enorme bandeira mista, catalã e espanhola, com 100 metros. A intenção da organização foi dar visibilidade àqueles que "se sentem tão catalães como espanhóis", num contexto em que – defendem – a imagem que é passada é a de que todos os catalães são a favor da independência. José Domingo, porta-vos da organização, afirmou que "hoje [ontem] demonstrou-se que é óbvio que muitos dos catalães se sentem espanhóis".

Na Praça de Espanya, também em Barcelona, centenas de manifestantes de extrema-direita gritaram "Unidade Nacional" e "Catalunha é Espanha", num protesto que decorreu sob forte vigilância policial. As manifestações ocorrem cerca de um mês depois de mais de um milhão de pessoas terem formado um cordão humano para exigir a independência.

Em Madrid, o príncipe Felipe leu uma mensagem em nome do rei Juan Carlos – que está a convalescer de uma operação à anca – apelando à unidade de todos os espanhóis.

Espanha Catalunha independência
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)