Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Milhares no adeus a Alencar

Milhares de anónimos, além de autoridades e empresários, participaram nos dois velórios ao corpo do ex-vice-presidente do Brasil nos dois mandatos de Lula, José Alencar, cremado esta tarde em Contagem, a 15 quilómetros de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais, onde nasceu.
31 de Março de 2011 às 20:00
À chegada ao velório, Lula, chorando muito, beijou a testa de Alencar
À chegada ao velório, Lula, chorando muito, beijou a testa de Alencar FOTO: EPA
Desdobrado entre Brasília, primeiro, e Belo Horizonte, o último adeus a Alencar reuniu multidões emocionadas e foi homenageado, nas duas cidades, por Lula da Silva, que chorou copiosamente, e por Dilma Rousseff, que cancelou encontros em Lisboa com Cavaco Silva e José Sócrates para estar na cerimónia.

Dilma e Lula chegaram a Brasília, idos de Portugal, pouco depois das 21h30 de quarta-feira e foram imediatamente para o Palácio do Planalto, sede da presidência, onde se realizou o primeiro velório e logo após a chegada deles foi celebrado um rito de encomendação da alma de Alencar, presidido por D. Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. À chegada, Lula, chorando muito, beijou a testa de Alencar e abraçou a viúva, D. Marisa. Dilma ficou em silêncio alguns segundos, olhando Alencar e segurando levemente a sua mão. No final do rito, Lula e Dilma beijaram o corpo.

De Brasília, onde cerca de nove mil populares passaram pelo velório, o corpo de José Alencar foi levado ao amanhecer de ontem, quinta, para Belo Horizonte, onde decorreu novo velório público no Palácio da Liberdade, sede do governo estadual. Novamente grande número de anónimos e de autoridades marcaram presença, tal como Lula e Dilma. Ao início da tarde, depois de uma cerimónia religiosa reservada à família e autoridades, o corpo de José Alencar, que morreu terça-feira em São Paulo, aos 79 anos, vítima de cancro, foi levado para Contagem e cremado numa cerimónia íntima, só para a família.

alencar velório morte óbito lula dilma brasil
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)