Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

MILITARES COM MAIS PODERES

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, atribuiu ontem mais poderes aos militares, numa tentativa para conter a rebelião civil no país, com a greve geral a entrar ontem no 17 dia.
19 de Dezembro de 2002 às 00:44
Alegando razões de ‘segurança nacional’, Chávez deu ‘ luz verde’ às Forças Armadas, nomeadamente ao Exército, para assumirem o controlo de qualquer veículo necessário para a distribuição de comida e combustível. Saliente-se que poderão ser abrangidos por esta medida, navios, camiões e até mesmo aviões.

A oposição reagiu de imediato, acusando os militares de tomarem o partido do governo no ‘braço-de-ferro’ que está a paralisar por completo a economia venezuelana. De resto, refira-se que as principais auto-estradas da capital, Caracas, foram bloqueadas por opositores de Chávez.

Milhares de oposicionistas ao regime manifestam-se diariamente nas ruas de Caracas e de outras cidades do país, exigindo a demissão do presidente, eleito em 1998. Mas este tem recusado sistemáticos apelos, incluindo dos EUA, para convocar um referendo nacional.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)