Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

MILITARES RUSSOS RECUPERAM ESTRELA VERMELHA

A estrela vermelha, símbolo das Forças Armadas russas durante o período soviético, recebeu o aval do presidente Vladimir Putin para voltar a ser o emblema oficial dos vários ramos militares do país.
27 de Novembro de 2002 às 13:26
Sergei Ivanov, ministro da Defesa, apresentou ontem uma proposta nesse sentido, durante uma reunião com vários generais russos, em que o presidente russo também esteve presente. Vladimir Putin aprovou o pedido de Ivanov, que deverá agora ser aprovado pelas duas câmaras parlamentares russas.

O regresso da estrela vermelha, que deverá colher o agrado das alas conservadoras das Forças Armadas, pode ser também uma “ofensiva de charme” do Kremlin para reforçar a lealdade dos militares.

O Parlamento russo já tinha dado o seu acordo para a recuperação da música do antigo hino soviético, com uma letra diferente, e do estandarte vermelho da era soviética, como a bandeira militar.

Os sectores liberais russos ficaram apreensivos com este “regresso” aos símbolos comunistas e ao que pode vir a ser um novo regime autoritário, mas Putin defendeu que os símbolos soviéticos podem ajudar a “cicatrizar velhas feridas”, restituindo ao país o reconhecimento pelas conquistas do passado soviético, caras às gerações mais velhas.
Ver comentários