Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Mineiros resgatados na África do Sul

Todos, menos um, dos 42 mineiros que ficaram encurralados a mais de dois quilómetros de profundidade após um tremor de terra, na África do Sul, foram trazidos para a superfície.
10 de Março de 2005 às 14:45
O abalo de intensidade invulgar (com intensidade de grau 5 na Escala de Richter) sacudiu ontem a região mineira de Stilfontein, cidade a cerca de 150 quilómetros de Joanesburgo.
Num primeiro balanço provisório, ainda de ontem, o tremor de terra provocou cerca de 60 feridos, entre mineiros e residentes na região, e deixou 42 mineiros encurralados numa galeria de uma mina de ouro, a 2.400 metros de profundidade. A direcção da mina tinha ontem salientado o facto de todas as galerias estarem equipadas com sistemas de suporte de vida (ar e água), facto que poderá ter salvo a vida dos homens.
Depois de, ainda ontem, centenas de mineiros terem sido autorizados a subir até à superfície, procedentes de outras galerias e após terem esperado por inspecções feitas ao caminho que iriam tomar para subir; as equipas de socorro conseguiram chegar até à galeria onde estavam os 42 mineiros encurralados.
O resgate dos mineiros decorreu durante toda a noite. Muitos deles estavam feridos e tiveram de ser transportados de maca ao longo de mais de seis quilómetros de túneis. O balanço de hoje confirma a morte de um mineiro e ferimentos noutros 22, três dos quais - os últimos a sair - em estado grave. Há ainda um mineiro dado como desaparecido.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)