Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Ministro aguarda confirmação de desenvolvimentos sobre portugueses detidos na Venezuela

Vários portugueses e lusodescendentes gerentes de supermercados estão detidos na Venezuela.
Lusa 26 de Setembro de 2018 às 07:11
Polícia venezuelana
Foram ordenadas investigações às circunstâncias do massacre
Polícia venezuelana
Foram ordenadas investigações às circunstâncias do massacre
Polícia venezuelana
Foram ordenadas investigações às circunstâncias do massacre

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou na terça-feira que tem "informações de que estará a haver desenvolvimentos" relativamente à situação dos portugueses e lusodescendentes gerentes de supermercados detidos na Venezuela e que aguarda uma confirmação.

"Estou a confirmar esses desenvolvimentos e, logo que tenha a confirmação, essa informação será divulgada publicamente", declarou Augusto Santos Silva aos jornalistas, em Nova Iorque.

Sem revelar quais as informações de que dispõe, o ministro disse que "ainda estão desencontradas", que ainda não pôde "confirmá-las com toda a certeza", e acrescentou: "Aguardemos para ver se esses desenvolvimentos se confirmam".

O ministro dos Negócios Estrangeiros falava no final de uma reunião informal da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à margem da 73.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU.

Questionado sobre a situação dos portugueses e lusodescendentes que foram presos na Venezuela, Santos Silva referiu que no encontro de segunda-feira com o homólogo venezuelano, em Nova Iorque, ficou acertado "que haveria o acesso imediato das autoridades portuguesas aos cidadãos portugueses que estão detidos".

"Em consequência, a embaixada portuguesa já apresentou as respetivas notas verbais, pedindo esse acesso imediato, e outra pedindo que o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas na sua próxima deslocação à Venezuela possa também visitar as pessoas que estão detidas", adiantou.

ministro dos Negócios Estrangeiros Venezuela Nova Iorque Augusto Santos Silva política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)