Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

MINISTRO COLOMBIANO DESAPARECE NOS ANDES

Uma avioneta em que viajava o ministro do Trabalho e da Segurança Social da Colômbia, Juan Luis Londoño de la Cuesta, desapareceu numa zona montanhosa da cordilheira central dos Andes, quando se dirigia para a cidade de Popayán, capital do departamento de Cauca, 570 quilómetros a sudoeste da capital, Bogotá.
7 de Fevereiro de 2003 às 13:47
MINISTRO COLOMBIANO DESAPARECE NOS ANDES
MINISTRO COLOMBIANO DESAPARECE NOS ANDES
De acordo com fontes oficiais, na altura em que a aeronave deixou de comunicar com a torre de controle voava entre Girardot, no centro do país, e Popayán. Para além do ministro, seguiam a bordo outras quatro pessoas, a sua secretária particular, um assessor, o responsável pela sua escolta e o piloto.

O Presidente colombiano, Álvaro Uribe, mostrou-se comovido pelo desaparecimento da avioneta e ordenou já uma operação de busca incessante, utilizando todos os meios de socorro e forças militares disponíveis na região, para tentar encontrar o aparelho.

Vários aviões de reconhecimento estão a participar nas buscas da avioneta desaparecida, numa operação que teve de ser, entretanto, suspensa devido ao mau tempo. Alguns camponeses informaram ter ouvido o ruído de um motor a falhar.

Londoño de la Cuesta era considerado um dos economistas mais brilhantes da Colômbia, responsável por uma profunda reforma laboral, do sistema de pensões e da saúde pública. Na altura do desaparecimento da avioneta dirigia-se para Popayán, onde deveria presidir a uma reunião com empresários.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)