Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Ministros dos Negócios Estrangeiros turco e finlandês reúnem-se na Alemanha

Objetivo é discutir os desacordos sobre o plano da Finlândia e da Suécia de adesão à NATO.
Reuters e Correio da Manhã 14 de Maio de 2022 às 16:54
Pekka Haavisto em Berlim
Pekka Haavisto em Berlim FOTO: Reuters
Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Finlândia e da Turquia vão-se reunir este sábado em Berlim, na Alemanha, para discutir os desacordos sobre o plano da Finlândia e da Suécia de aderisão à NATO.

"Estou certo de que encontraremos uma solução", disse aos jornalistas o Ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês Pekka Haavisto, ao chegar a Berlim, acrescentando que tinha falado com o seu "bom colega" Mevlut Cavusoglu - homólogo turco - por chamada telefónica esta sexta-feira.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na manhã desta sexta-feira que "não é favorável" à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A posição da Turquia é justificada pelo apoio que aqueles países nórdicos têm dado à causa curda. A Turquia – que é membro da NATO – considera "grupos terroristas" os militantes curdos que lutam pela independência. Ankara poderá usar o seu direito de veto enquanto membro da organização militar para impedir a adesão da Finlândia e da Suécia.
Alemanha Negócios Estrangeiros Turquia Finlândia Berlim NATO Suécia política diplomacia
Ver comentários