Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

MIRROR EM GUERRA COM O GOVERNO

A polémica sobre as alegadas torturas de iraquianos às mãos de soldados britânicos está ao rubro. Ontem, o jornal 'Daily Mirror', que publicou fotos das torturas, insistiu que as imagens são verdadeiras e anunciou o testemunho de um soldado que apresentou na TV a sua versão dos factos.
15 de Maio de 2004 às 00:00
O jornal insiste na veracidade das imagens
O jornal insiste na veracidade das imagens FOTO: EPA
Esta foi a resposta do editor do jornal, Piers Morgan, às declarações de membros do governo britânico e de vários deputados, que exigem ao jornal um pedido de desculpas pelo que chamam uma burla e um crime.
No entanto, os ventos não estão de feição para o governo de Tony Blair. De facto, duas enfermeiras dinamarquesas afirmam ter testemunhado maus tratos infligidos por soldados britânicos a dois iraquianos, um dos quais veio a morrer após um interrogatório não autorizado.
A revelação foi feita ontem pelo Ministério da Defesa da Dinamarca, que afirma ter sido informado do facto apenas na quinta-feira. Segundo o comunicado oficial, as enfermeiras assistiram os feridos num hospital de campanha britânico em Bassorá. Os dinamarqueses alertaram de imediato os britânicos, conclui o comunicado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)