Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Missão empresarial portuguesa presente na maior convenção aeroespacial do Canadá

Objetivo é consolidar as relações entre empresas.
Lusa 15 de Abril de 2019 às 09:16
Kingsville está inserida na região de Essex County, num conjunto de sete municípios
Bandeira do Canadá
Canadá, bandeira,
Kingsville está inserida na região de Essex County, num conjunto de sete municípios
Bandeira do Canadá
Canadá, bandeira,
Kingsville está inserida na região de Essex County, num conjunto de sete municípios
Bandeira do Canadá
Canadá, bandeira,
Uma missão empresarial portuguesa do setor aeroespacial está no Canadá a participar na maior convenção empresarial global desta indústria com o objetivo de "consolidar as relações entre empresas", anunciou a organização em comunicado.

O Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica do Espaço e da Defesa (AEDCP) e o Conselho Empresarial do Centro (CEC)- Câmara de Comercia e Indústria do Centro participam até quinta-feira na Aeromart Montreal 2019.

"A presença do AEDCP em Montreal passa por consolidar relações entre empresas dos sistemas científicos nacionais e canadianos dos setores aeroespacial e defesa, para fortalecer o reconhecimento da indústria portuguesa no panorama internacional", afirma o diretor-geral da AEDCP, Rui Santos, citado numa nota enviada à Lusa.

O responsável sublinha ainda a importância da participação no certame pela "transferência de conhecimento", apresentando uma das iniciativas "mais importantes para os setores da aeronáutica e aeroespacial portuguesa", o projeto KN4Aerospace, destinado a promover a internacionalização de empresas portuguesas.

"O nosso propósito é claro: marcar presença e os esforços que têm sido feitos pelos nossos recursos humanos altamente qualificados, para aumentar a competitividade, a responsabilidade e visibilidade do setor aeroespacial português", acrescenta.

Além do Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica do Espaço e da Defesa e do Conselho Empresarial do Centro, integram a comitiva portuguesa elementos da embaixada do Canadá em Portugal, da Câmara Municipal de Ponte de Sor, da Almadesign e do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que estão em Montreal até ao dia 18 de abril, na sequência do projeto KnowHow5Aerospace.

A comitiva portuguesa vai também visitar em Montreal centros de investigação, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, bem como empresas locais.

A AEDCP pretende desta forma "cimentar a relação que Portugal e o Canadá têm no setor aeroespacial".

A AEDCP é o único cluster que possui protocolos de colaboração com dois dos maiores clusters canadianos no Ontário e em Montreal, com as agências nacionais de inovação, desenvolvimento e investigação do setor (CARIC/CRIAQ/GARDN) e com a entidade governamental para a investigação e inovação tecnológica do setor (NRC).

Fundado em 2016, a AED Cluster Portugal é uma associação sem fins lucrativos com mais de 60 associados, representando 18.000 empregos altamente qualificados, um volume de faturação de 1.700 milhões de euros e uma capacidade de exportação de 86%.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)