Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Mitt Romney reforça liderança mas sofre para vencer no Ohio

O candidato presidencial norte-americano Mitt Romney teve que esperar até às últimas mesas de voto nas primárias do estado do Ohio para anular a vantagem do seu rival Rick Santorum. Esta foi a eleição mais renhida da 'super-terça-feira', na qual dez estados elegeram os delegados para a convenção do Partido Republicano que irá seleccionar o adversário de Barack Obama nas presidenciais de Novembro, tendo seis deles dado a vitória ao ex-governador do Massachusetts.
7 de Março de 2012 às 11:27
Romney discursou no Massachusetts e depois esperou horas pelos votos do Ohio
Romney discursou no Massachusetts e depois esperou horas pelos votos do Ohio FOTO: Reuters
O estatuto de favorito de Romney poderia ter saído muito abalado com uma derrota no Ohio, mas os eleitores das principais cidades do estado (Colombus, Cincinatti e Cleveland) chegaram para reverter o avanço de Santorum entre o eleitorado evangélico e rural.

Romney discursou em Boston, no Massachusetts - onde conseguiu 72,1 por cento dos votos republicanos, com 60 pontos percentuais de vantagem sobre Rick Santorum -, horas antes de saber o desfecho da votação no Ohio. "Vocês não falharam. Têm um presidente que vos falhou", disse aos eleitores, aos quais prometeu um corte de 20 por cento nos impostos para todos os americanos.

Além do Ohio e do Massachusetts, Romney triunfou na Virgínia (onde Ron Paul foi o seu único adversário), no Vermont e no Idaho, somando-lhes o Alasca, onde a votação acabou mais tarde.

Por seu lado, o conservador Rick Santorum juntou o Tennessee, o Oklahoma e o Dakota do Norte aos estados em que saiu vencedor, deixando uma alfinetada aos meios financeiros da campanha adversária: "Gastei sempre menos do que as pessoas que derrotei."

Ainda mais duro foi Newt Gingrich, que tratou Mitt Romney por "o candidato de Wall Street" em Atlanta, onde festejou a sua esmagadora vitória na Georgia, seu estado natal, conseguindo um balão de oxigénio para uma corrida eleitoral na qual se comparou à tartaruga que concorre com as lebres.
Depois da 'super-terça-feira' Romney passou a ter 411 delegados, enquanto Santorum tem 176, Newt Gingrich chega aos 105 (incluindo 46 da Georgia) e Ron Paul apenas 46. Para obter a nomeação presidencial do Partido Republicano é preciso conquistar o apoio de 1114 delegados.
EUA presidenciais super-Terça-feira Mitt Romney Rick Santorum Newt Gingrich Ron paul Barack Obama
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)