Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Moçambique lança inquérito sero-epidemiológico para identificar áreas de maior exposição à Covid-19

Análise é feita com base numa colheita de sangue da ponta do dedo e fornece o resultado em 15 minutos.
Lusa 22 de Setembro de 2020 às 08:21
Criança lava as mãos com gel desinfetante
Criança lava as mãos com gel desinfetante FOTO: Getty Images
As autoridades de saúde moçambicanas lançam esta terça-feira um inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, no centro de Moçambique, visando identificar as áreas de maior exposição à covid-19.

O inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, a segunda mais importante do país, vai abranger a mais de 6.000 pessoas e espera-se que "ajude o Ministério da Saúde e outros setores a adotar estratégias de combate à pandemia", refere a delegação provincial de saúde de Sofala.

Durante o processo de preparação e sensibilização, realizado no início do mês, as autoridades de saúde identificaram, como os principais grupos de risco, utentes que trabalham e frequentam mercados, e agentes da polícia de trânsito, bem como pessoal do Serviço Nacional de Migração e de parques de estacionamento.

O teste do inquérito epidemiológico indica se a pessoa esteve exposta ou não ao novo coronavírus, mas não refere se está com covid-19 no momento da realização do diagnóstico.

A análise é feita com base numa colheita de sangue da ponta do dedo e fornece o resultado em 15 minutos.

A província de Sofala regista um cumulativo de 51 casos ativos, do total de 6.912 infeções já registadas no país desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março.

As autoridades de saúde contabilizam ainda 44 óbitos e 3.738 (54%) de pessoas dadas como recuperadas, segundo a última atualização.

A Cidade da Beira é a sexta a realizar um inquérito sero-epidemiológico em Moçambique, tendo sido a cidade de Nampula a primeira a realizar o estudo, seguindo-se Pemba, Maputo, Quelimane e Tete, respetivamente.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários