Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Moderados juntam forças contra Sanders nos Estados Unidos

Ex-candidatos Buttigieg, Klobuchar e O’Rourke manifestaram o seu apoio a Joe Biden antes da crucial ‘Super Terça-Feira'.
Ricardo Ramos 4 de Março de 2020 às 08:38
Pete Buttigieg apareceu em ação de campanha de Joe Biden horas depois de anunciar que abandonava a corrida
Pete Buttigieg apareceu em ação de campanha de Joe Biden horas depois de anunciar que abandonava a corrida FOTO: Reuters
O antigo vice-presidente Joe Biden ganhou, segunda-feira à noite, o apoio dos ex-candidatos Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Beto O’Rourke, confirmando que a corrida à nomeação democrata para as presidenciais de novembro será uma disputa entre a ala moderada do partido e os progressistas liderados por Bernie Sanders.

O apoio dos ex-candidatos foi conhecido a poucas horas do arranque da ‘Super Terça-Feira’, cujos resultados só hoje serão conhecidos. Só então será possível avaliar o impacto que a união dos moderados em redor de Biden teve junto dos eleitores democratas. Além de Biden e Sanders, estão ainda na corrida o bilionário Michael Bloomberg, a senadora Elizabeth Warren e a congressista Tulsi Gabbard.

"Quando me candidatei, deixei claro que a minha ideia era unir o país para bater Donald Trump. E é em nome desse objetivo que tenho o prazer de anunciar o meu apoio ao senador Joe Biden", afirmou Pete Buttigieg, que apareceu de surpresa ao lado de Biden na campanha em Dallas, um dia depois de anunciar a sua desistência da corrida à Casa Branca.

Horas mais tarde, foi a vez de Klobuchar e O’Rourke se juntarem ao antigo vice-presidente de Obama num comício e anunciarem o seu apoio a Biden perante milhares de apoiantes. "O meu voto irá para Biden. E sabem porquê? Porque precisamos de alguém capaz de bater Donald Trump", afirmou Beto O’Rourke.
Joe Biden Bernie Sanders Pete Buttigieg Beto O’Rourke Amy Klobuchar Donald Trump política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)