Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Mohamed Mursi vence presidenciais egípcias

O candidato da Irmandade Muçulmana Mohamed Mursi foi proclamado este domingo pela Comissão Eleitoral Suprema vencedor das eleições presidenciais egípcias, noticia a Efe.

24 de Junho de 2012 às 16:24
Mursi torna-se, assim, no primeiro presidente do Egipto depois da queda de Hosni Mubarak
Mursi torna-se, assim, no primeiro presidente do Egipto depois da queda de Hosni Mubarak FOTO: Reuters

O presidente da comissão, Faruq Sultán, anunciou, em conferência de imprensa, que Mursi obteve 51,73 por cento dos votos, enquanto o seu rival, o ex-primeiro-ministro Ahmed Chafiq conquistou 48,27 por cento dos votos na segunda volta das eleições presidenciais, que decorreu nos dias 16 e 17 de Junho.

Mursi torna-se, assim, no primeiro presidente do Egipto depois da queda de Hosni Mubarak, em Fevereiro de 2011, e leva a Irmandade Muçulmana à presidência pela primeira vez nos seus 84 anos de história, a maioria dos quais na ilegalidade.

As primeiras eleições presidenciais desde a queda do ex-presidente Hosni Mubarak, em Fevereiro de 2011, foram disputadas por 12 candidatos, mas nenhum garantiu a maioria exigida por lei.

Depois de terem sido anunciados os resultados da eleição, as dezenas de milhares de pessoas concentradas na praça Tahrir, no Egipto, expressaram a sua satisfação com gritos e aplausos.

mohamed mursi egipto hosni mubarak presidenciais irmandade muçulmana
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)