Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Monte afinal é uma pirâmide

O monte Visocica, perto da cidade bósnia de Visoko, é uma pirâmide, sustenta o arqueólogo norte-americano nascido em Sarajevo Semir Osmanagic. Imagens de satélite confirmam parcialmente esta teoria.
15 de Abril de 2006 às 00:00
Semir alega que a vegetação esconde uma pirâmide
Semir alega que a vegetação esconde uma pirâmide FOTO: Fehim Demir, Epa
Segundo Osmanagic, o Visocica, com 645 metros de altitude, reúne todos os elementos que caracterizam as pirâmides: quatro rampas perfeitamente definidas e orientadas pelos pontos cardeais, topo plano e entrada complexa. Além disso, nas proximidades existem ruínas de uma cidade medieval muralhada, residência do rei bósnio Tvrtko Kotromanic, que viveu entre 1338 e 1391.
Devido às semelhanças com a Pirâmide do Sol de Teotihuacan, no México, chamaram à do Visocica a Pirâmide do Sol Bósnia. No local existem três construções menores do mesmo tipo, baptizadas pirâmides da Lua, da Terra e do Dragão.
Sobre a do Sol, Osmanagic afirmou ter já desenterrado blocos de pedra daquilo que acredita ser a cobertura da pirâmide disfarçada pela vegetação. “Descobrimos uma entrada pavimentada e e alguns túneis subterrâneos”, adiantou o arqueólogo, que passou os últimos 15 anos a estudar as pirâmides da América do Sul e desde há um ano defende que uma civilização desconhecida também as construiu na Bósnia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)