Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Morre espanhol que esteve 23 anos em coma

Antonio Meño, o jovem que ficou em coma após negligência médica na sequência de uma intervenção cirúrgica e que permaneceu acampado 522 dias com a sua família junto ao Ministério da Justiça, em Madrid, faleceu. O funeral realizou-se ontem.
30 de Outubro de 2012 às 13:49
Antonio Meño ficou 23 anos em coma vegetativo
Antonio Meño ficou 23 anos em coma vegetativo FOTO: d.r.

O jovem ficou em coma vegetativo a 3 de Julho de 1989, quando tinha 21 anos e era estudante unviersitário de Direito, depois de submeter-se a uma rinoplastia na Clínica Nossa Senhora da América de Madrid, instituição que foi absolvida em todas os processos interpostos pelos pais.

A família encetou uma batalha judicial, mas em 2009 o Supremo Tribunal condenou a família a pagar 400 mil euros em custas. A sentença só não foi cumprida devido a um incidente de nulidade.

Na primeira sentença em 1993, a Justiça obrigou a seguradora a indemnizar Antonio Meno em 172 milhões de pesetas (mais de um milhão de euros). Contudo, as instâncias judiciais rejeitaram os pedidos da família e concluíram que não houve negligência médica.

Após esta decisão, os pais do jovem acamparam em frente ao Ministério da Justiça, em 2009, reclamando uma solução digna para o seu filho. Por coincidência, nesse dia, passou junto ao local Ignacio Frade, um dos elementos da equipa médica que presenciou a cirurgia de Antonio Meño, e decidiu prestar depoimento a favor da família. A 17 de Novembro de 2010, o Supremo Tribunal admitiu o pedido de revisão do processo apresentado pela família e anulou as sentenças anteriores.

A longa batalha judicial terminou com um acordo entre a seguradora da clínica e os pais de Antonio Meño. A 14 de Julho de 2011, 22 anos após o início do litígio, a família recebeu uma indemnização superior a um milhão de euros.

Antonio Meño faleceu 23 anos depois da operação.

antonio meño espanha tribunal justiça cirurgia rinoplastia pais ministério justiça médicos clínica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)