Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Morreu ex-ministra de Tony Blair

A ex-ministra do governo de Tony Blair, Mo Mowlam, que impulsionou o acordo de paz de Sexta-feira Santa na Irlanda do Norte (1998), morreu esta sexta-feira num hospital do Sudeste de Inglaterra aos 55 anos, informou um porta-voz da família.
19 de Agosto de 2005 às 13:06
Mowlam, que sofria de tumor cerebral há vários anos, morreu às 08h10 no centro oncológico Pilgrim Hospice, na cidade de Canterbury, no condado de Kent, na companhia do marido, Jon Norton.
A saúde da ex-ministra deteriorou-se nos últimos tempos mas o diagnóstico de tumor cerebral em 1997 não a impediu de exercer o cargo de ministra para a Irlanda do Norte no primeiro mandato de Tony Blair.
Mowlan era uma das personalidades políticas britânicas mais populares pela sua franqueza, pela coragem que demonstrou na luta contra o tumor e pelo seu papel no processo de paz da Irlanda do Norte.
A ex-ministra conseguiu juntar unionistas e republicanos para negociações, que culminaram com o histórico acordo de paz de Sexta- feira Santa, em 1998, que levou à partilha de poderes na Irlanda do Norte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)