Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Morreu ativista que protestou quase 35 anos defronte da Casa Branca

"Conchita" ou "Connie", tornou-se um ícone para os turistas e um símbolo para os ativistas.
27 de Janeiro de 2016 às 20:40
Martín Picciotto esteve por quase 35 anos "como uma rocha" frente à Casa Branca
Martín Picciotto esteve por quase 35 anos 'como uma rocha' frente à Casa Branca FOTO: Getty Images

Dezenas de habitantes de Washington despediram-se esta quarta-feira com flores, doações e mensagens de condolências de "Conchita" Martín Picciotto, que esteve por quase 35 anos "como uma rocha" frente à Casa Branca, num pacífico protesto antinuclear.

De Ronald Reagan a Barack Obama, cada presidente que aparecia à janela da Casa Branca podia ver a pequena tenda na qual "Conchita", que morreu segunda-feira numa instituição para sem-abrigo, concretizou o protesto político mais longo da história dos EUA.

"Quando estava aqui, não se movia. Era como uma rocha", declarou à agência Efe o companheiro de protesto de "Conchita" desde 1981, Philipos Melaku-Bello.

A silhueta de Concepción Martín Picciotto, nascida em Vigo, na Galiza, e conhecida como "Conchita" ou "Connie", tornou-se um ícone para os turistas e um símbolo para os ativistas, pelo seu longo protesto contra a proliferação nuclear.

"Até há dois anos, ela tinha a (mesma) energia que as coisas contra as quais protestávamos. Tinha a energia de uma bomba nuclear", disse Melaku-Bello, segundo o qual "Conchita" deveria ter 86 anos, já que não revelava a idade há bastante tempo.

Os serviços encarregados de proteger a residência presidencial habituaram-se, com o tempo, a viver com o protesto de "Conchita" e um dos seus membros dirigiu-se, segunda-feira, à tenda rudimentar, para apresentar as condolências.

Também não são claras as razões da sua morte, embora o companheiro de protesto tenha contado que "Conchita" sofria de diabetes e que, no passado dia 16, caiu na mesma praça onde há décadas protestava.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)