Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Mortes nas tempestades do EUA sobem para 221 (COM VÍDEO)

As autoridades do Tennessee (Sul dos Estados Unidos) anunciaram, esta quinta-feira, que 30 pessoas morreram no estado devido às tempestades, marcadas por tornados e inundações, o que faz subir o balanço geral no país para 221 mortos.
28 de Abril de 2011 às 16:14
eua, tornados, tempestades, estados, sul, arkansas, alabama, missouri, kentucky
eua, tornados, tempestades, estados, sul, arkansas, alabama, missouri, kentucky FOTO: Sarah Conrad/Reuters

O centro de operações de emergência do Tennessee, em Nashville, anunciou  que estão confirmadas 30 mortes no estado devido às tempestades que se iniciaram na quarta-feira.  

Este anúncio eleva para 221 o número total de mortos no país, de acordo com a contabilização feita pelas agências internacionais. O estado mais afectado é o Alabama, onde pelo menos 131 pessoas morreram.    

Entre os estados atingidos figuram o Mississipi (32 mortos), Geórgia  (11) e Virgínia (um).   

Segundo os serviços meteorológicos norte-americanos (NWS), registaram-se  quase 300 tornados desde o início das tempestades, na sexta-feira passada,  130 só na quarta-feira.  

Chuvas intensas e tornados provocaram mortes também nos estados do Arkansas,  Kentucky, Mississipi, Tennessee, Virgínia e Geórgia.

Em todos estes estados, com excepção da Geórgia, foi decretado o estado de emergência e os respectivos governadores pediram auxílio à Guarda Nacional para as operações de socorro. 

Ainda na quarta-feira, o Presidente norte-americano, Barack Obama, ordenou às entidades federais de protecção civil que "ajam rapidamente" para prestar ajuda ao Alabama.  

eua tornados tempestades estados sul arkansas alabama missouri kentucky
Ver comentários