Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Mortos em atentado em Nairobi sobem para 59

Registaram-se 175 feridos no ataque a um centro comercial.
22 de Setembro de 2013 às 12:16
Ataque a centro comercial matou 59 pessoas no Quénia
Ataque a centro comercial matou 59 pessoas no Quénia FOTO: REUTERS/Goran Tomasevic

Pelo menos 59 pessoas morreram durante um ataque num centro comercial de Nairobi por um comando islâmico, segundo um novo balanço realizado, este domingo, pelo ministro do Interior do Quénia.

"Até ao momento temos conhecimento de 59 pessoas", declarou Joseph Ole Lenku, apontando ainda a existência de 175 feridos, menos que os 200 do balanço inicial da Cruz Vermelha.

Os confrontos prosseguiram hoje entre as forças de segurança e os islamitas e o ministro Joseph Ole Lenku anunciou que entre dez e 15 atacantes ainda se encontravam no interior do centro comercial.

"Pensamos que os atacantes têm várias pessoas inocentes no interior do edifício, pelo que a operação é delicada", declarou.

Entretanto, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, disse ter ficado "horrorizada" com o ataque.

"Estou horrorizada com este ataque brutal contra cidadãos inocentes", afirmou Catherine Ashton através de um comunicado.

POETA GANÊS KOFI AWOONOR ENTRE AS VÍTIMAS DO ATENTADO

O poeta e escritor do Gana Kofi Awoonor está entre as 59 vítimas mortais do ataque num centro comercial de Nairobi por um comando islâmico, segundo o presidente do Quénia.

"Estou chocado ao saber da morte do Professor Kofi Awoonor no ataque terrorista no centro comercial de Nairobi. É um triste golpe do destino", afirmou o presidente John Dramani Mahama.

Kofi Awoonor ficou conhecido pela sua poesia inspirada na tradição oral do povo Ewe, a que pertencia.

Próximo do presidente ganês Kwame Nkrumah, o poeta teve de ir para o exílio após o golpe Estado que derrubou o então Chefe de Estado.

Em 1990, Kofi Awoonor assumiu responsabilidades políticas na década de 1990, tornando-se embaixador do Gana nas Nações Unidas de 1990 a 1994.

Ministro do Interior Quénia morte atentado Nairobi feridos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)