Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

'Movimento 15 de Maio' convoca protestos

O 'Movimento 15 de Maio' convocou para este domingo uma jornada de protesto em várias cidades espanholas, com destaque para Madrid e Barcelona, sob o lema "caminhar juntos contra a crise e o capital".
19 de Junho de 2011 às 11:02
Movimento volta às ruas para protestar. Polícia vai estar atenta
Movimento volta às ruas para protestar. Polícia vai estar atenta FOTO: d.r.

Um forte dispositivo policial foi montado para garantir a segurança durante as manifestações, tendo o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, afirmado na sexta-feira que as forças de segurança actuarão com "prudência e firmeza".  

Tanto a polícia como o "Movimento 15 de Maio" querem evitar eventuais incidentes como os que ocorreram esta semana à entrada do Parlamento da Catalunha, provocados, segundo afirmam as autoridades e os 'indignados' por elementos infiltrados.  

Radicais anti-sistema, por um lado, e agentes infiltrados da polícia, por outro, têm sido acusados de provocar os distúrbios mais recentes.  

O protesto em Madrid está autorizado, foi convocado por seis indivíduos e não está vinculado a qualquer organização política ou cívica, ainda que  alguns líderes sindicais tenham apelado aos trabalhadores para que se juntem à jornada de mobilização.  

Grande parte do dispositivo de segurança em Madrid está concentrado nas imediações do Congresso de Deputados já que o fim do protesto está previsto para a Praça Neptuno, a cerca de 300 metros do edifício parlamentar. 

espanha madrid barcelona movimento indignados
Ver comentários