Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Muçulmana coroada a mais bela

Num momento particularmente sensível nas questões inter-raciais no Reino Unido, foi coroada Miss Inglaterra uma jovem muçulmana, Hammasa Kohistani, de 18 anos. E as primeiras palavras da nova rainha da beleza reflectem isso mesmo: “Estou muito feliz por fazer história”.
5 de Setembro de 2005 às 00:00
Kohistani, que nasceu em Tashkent, foi viver há vários anos para o Reino Unido depois de os seus pais terem sido forçados a abandonar o Afeganistão. A nova ‘Miss Inglaterra’ domina seis idiomas e foi eleita entre as 40 candidatas que se apresentaram a concurso.
“Quando anunciaram que tinha sido eu a vencedora, pensei que tinha ouvido mal”, declarou a jovem muçulmana, logo depois de ter sido coroada ‘Miss Inglaterra’ no Liverpool Olympia Theatre.
Entre as concorrentes estava também uma outra jovem muçulmana, com origem iraquiana. Mas esta candidata a ‘Miss Inglaterra’, Sarah Mendly, abandonou o certame depois de vários líderes islâmicos terem exigido a sua retirada, por considerarem que a roupa que a concorrente utilizaria não era a mais apropriada para uma mulher muçulmana.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)