Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Mudança na missão dos soldados britânicos

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou esta terça-feira quea missão dos soldados britânicos destacados no Iraque vai ser alvo de uma "nova mudança fundamental" a aplicar até início do próximo ano.
22 de Julho de 2008 às 17:16
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown FOTO: d.r.

“Como no ano passado passámos de uma missão de combate para um papel de supervisão, pretendo uma nova mudança fundamental da missão nos primeiros meses de 2009”, disse Gordon Brown hoje na Câmara dos Comuns, três dias depois de uma breve visita ao Iraque.

De acordo com o chefe de Governo, no início de 2009 “faremos a transição para uma parceria bilateral a longo prazo com o Iraque, parecida com as relações habituais que as nossas forças militares possuem com outros países importantes da região”.

Na base desta decisão está a melhoria da situação de segurança na região iraquiana de Bassorá, onde se encontra o contingente britânico. Assim sendo, o Reino Unido vai continuar a “reduzir o número de soldados destacados no país, actualmente de 4.100, em função da avaliação da situação pelos responsáveis militares”.

Durante a invasão de Março de 2003, o país mobilizou até 46 mil soldados para o Iraque. Actualmente dispõe de um contigente que ronda os 4.100 homens destacados no aeroporto e na cidade de Bassorá. O comando britânico anunciou recentemente que o objectivo é reduzir este contingente para 2.500 durante o próximo ano.

Ver comentários