Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Mueller admite intimar Trump se este recusar ser interrogado

O procurador destacado para investigar interferência russa nas eleições não descarta a hipótese de obrigar Trump a ir a tribunal para testemunhar.
2 de Maio de 2018 às 10:02
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Robert Mueller, procurador especial destacado para investigar a alegada interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016, não descarta a hipótese de obrigar Donald Trump, o presidente dos EUA, a ir a tribunal para testemunhar. A proposta foi apresentada por Mueller depois da defesa do presidente ter insistido que não tinha obrigação de falar com os investigadores.

O aviso de Mueller levou os advogados de Trump a terem uma resposta dura, segundo noticia o The Washington Post: "Isto não é um jogo", terá dito John Dowd, o líder da defesa presidencial à altura. "Vocês estão a interferir no trabalho do presidente dos EUA", terá ainda dito.

Perante estas acusações, a equipa de Mueller concordou em conceder mais informação sobre as perguntas que seriam feitas em caso de interrogatório aos advogados de Trump. A equipa legal da Casa Branca compilou uma lista de 49 questões que iriam certamente ser feitas ao Presidente: a lista, publicada pelo jornal The New York Times, inclui perguntas sobre as ligações de Donald Trump à Rússia e várias questões para determinar se o Presidente norte-americano tem ou não tentado obstruir ilegalmente a investigação.

Na terça-feira, no Twitter, Donald Trump reagiu às eventuais perguntas e considerou "vergonhoso" que as questões relacionadas com a "caça às bruxas russa" tenham sido divulgadas à comunicação social. "Nenhuma pergunta sobre ingerência. Oh, já percebi... Têm um crime falso e inventado, ingerência, que nunca existiu, e uma investigação que começou com informação classificada que foi ilegalmente divulgada. Fixe!"



Robert Mueller procurador John Dowd presidente Casa Branca The New York Times Rússia Twitter
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)