Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Mueller ameaça intimar Trump a depor sobre ligações à Rússia

Procurador especial tem uma lista com 49 perguntas para fazer ao presidente.
Ricardo Ramos 3 de Maio de 2018 às 08:34
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
O procurador especial Robert Mueller, que investiga as alegadas ligações da campanha de Trump à Rússia e a possível ingerência de Moscovo nas presidenciais norte-americanas, ameaçou avançar com uma intimação judicial para obrigar o presidente Donald Trump a depor se este recusar fazê-lo voluntariamente.

A ameaça foi feita em meados de março durante uma reunião de Mueller com os advogados de Trump. Perante as reticências destes em permitirem um depoimento voluntário do presidente, Mueller ameaçou com uma intimação judicial para forçar Trump a responder.

A ameaça foi confirmada pelo ex-advogado de Trump John Dowd, que esteve presente na reunião. "Isto não é um jogo. Está a brincar com o trabalho do presidente dos EUA", respondeu na altura o advogado, que pouco mais de uma semana depois abandonou a equipa de defesa do presidente.

A revelação surge depois de o ‘The New York Times’ noticiar que Mueller tem uma lista com 49 perguntas para fazer a Trump, a maioria sobre alegadas tentativas de obstrução à Justiça por parte do presidente, incluindo a decisão de despedir o diretor do FBI, James Comey. 

Trump "ditou relatório médico" 
O antigo médico pessoal de Trump, Harold Bornstein, que em 2015 escreveu uma carta a atestar que o então candidato à Casa Branca "seria a pessoa mais saudável alguma vez eleita presidente dos EUA", admitiu agora que a carta foi ditada pelo próprio Trump.

"Foi ele que ditou, eu não a escrevi", confessou. Bornstein disse ainda que um guarda-costas de Trump visitou o seu gabinete em 2017 e "confiscou todos os registos médicos" do presidente.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)