Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Mugabe manda deter líder sindical

O secretário-geral do Congresso dos Sindicatos (ZCTU), Wellington Chibebe, foi hoje detido pelas autoridades policiais do Zimbabwe. O sindicalista é acusado de ter incitado à exoneração do presidente Mugabe.
19 de Julho de 2007 às 19:47
Fonte da central sindicalista disse que Chibebe foi acusado de, no último Dia do Trabalhador (1º de Maio) ter proferido “insultos contra o presidente”, nomeadamente ao sugerir “uma mudança de regime”.
Chibebe e a central sindical são críticos afirmados do presidente Mugabe, a quem acusam de ter afundado economicamente o Zimbabwe, onde existe actualmente uma taxa de desemprego de 80 por cento e a inflação está nos 5 mil por cento.
No último fim de semana Chibebe participou numa reunião com a central sindical homóloga da África do Sul, a Cosatu, em Joanesburgo, onde acusou o ditador de reprimir e silenciar os trabalhadores.
Mugabe acusa a ZTCU de ser uma ‘correia de transmissão’ do Movimento para a Mudança Democrática, na oposição, cujo líder, Morgan Tsvabgoirai, é um ex-dirigente sindical.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)