Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Mulher com perturbação mental não conseguiu estar durante dois anos no mesmo espaço com o marido

Hana Awwad teve um transtorno obsessivo compulsivo que levou o casamento com Hassan Awwad ao fim.
Correio da Manhã 10 de Dezembro de 2019 às 14:18
FOTO: Linkedin/Direitos Reservados

Hana Awwad mudou-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o marido para começarem uma vida juntos mas rapidamente se tornou prisioneira no próprio apartamento sem conseguir tocar em ninguém. A mulher sofria de um transtorno obsessivo compulsivo e não conseg uia estar no mesmo espaço que o marido Hassan Awwad.

"Não conseguia tocar em pessoas ou animais, ou permitir qualquer contacto físico comigo" confessou Hana ao jornal Mirror.

Hana vivia obcecada com a ideia de que estava a contaminar o apartamento, então deitou roupas fora. O problema tornou-se tão grave que o casal já não vivia junto. Hassan começou a viver num hotel.

Com todos os problemas, os pais de Hana decidiram ir buscá-la e levá-la de volta para o Reino Unido mas levaram três semanas para que a filha conseguisse sair do apartamento.

Em maio de 2017, Hana Awwad foi diagnosticada com o transtorno obsessivo compulsivo. Começou a tomar medicação e a ir a uma terapia de grupo. O transtorno de Hana assume a forma de um perfeccionismo extremo, onde a necessidade de perfeição pode levar as pessoas a sérios problemas mentais, como a depressão ou a ansiedade.

Dos três anos de casamento, o casal só passou realmente sete meses na mesma casa. Hana admitiu que a situação era muito difícil e que o casal está separado.

Já em Liverpool, na cidade natal, teve a ideia de começar um serviço onde tomava conta de gatos e foi aí que os seus problemas se começaram a dissolver.

"Tive a ideia em outubro de 2017 e questionei-me sobre como é que o ia fazer se não conseguia tocar em pessoas e animais ou deixar que eles me tocassem a mim, mas consegui o meu primeiro cliente em dezembro", disse Hana.

"The Cat Sit Company" cresceu e permitiu que Hana oferecesse a outras pessoas com problemas mentais um trabalho que não fosse das nove às cinco.

Nova Iorque questões sociais saúde Hana Awwad Liverpool
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)