Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

'MULLAH' OMAR DÁ SINAIS DE VIDA

Dois anos volvidos desde a deposição do regime Taliban, motociclistas não identificados entregaram ontem à agência de informação Reuters uma cassete de áudio atribuída ao líder espiritual daquela milícia.
14 de Novembro de 2003 às 00:00
 Os Taliban estarão activos próximo da fronteira com o Paquistão
Os Taliban estarão activos próximo da fronteira com o Paquistão FOTO: d.r.
O discurso, que terá sido gravado nas últimas semanas, reprova a atitude dos comandantes que desistiram da "jihad" (guerra santa) contra as tropas estrangeiras no Afeganistão, afirmou o "mullah" Abdul Sama, porta-voz dos "Estudantes de Teologia". A gravação, com cinco a seis minutos de duração, foi entregue à Reuters em Spin Boldak, localidade do Sul do Afeganistão, próximo da fronteira com o Paquistão, onde se pensa que guerrilheiros taliban estarão ainda em actividade.
"Estou a falar da vivência da fé e do Islão entre os comandantes, daqueles que não estão a participar na 'jihad'", ouve-se na gravação, que regista uma voz semelhante à do "mullah" Omar, que poderá, assim, estar vivo e activamente envolvido no reerguer dos Taliban. "Eu sacrifiquei tudo e mantive a minha honra. Porque não fizeram o mesmo? A vossa fé é fraca", acrescentou.
Recorde-se que, na noite de 13 de Novembro de 2001, aquela milícia islâmica fugiu em massa da capital afegã, Cabul, após semanas de intensos bombardeamentos norte-americanos. Contudo, reagrupou-se depois como guerrilha, tendo-lhe sido atribuída uma série de ataques nos últimos meses.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)