Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Multa para cartel na indústria do sal

A Autoridade da Concorrência vai multar quatro empresas de refinação, higienização e distribuição de sal, num total de 910 mil euros, por concentração dos preços. De acordo com a entidade reguladora, o cartel "bastante elaborado" actuou durante oito anos provocando elevados prejuízos aos consumidores e à indústria.
17 de Julho de 2006 às 12:14
De acordo com o jornal 'Público', o esquema envolvia a envolvia a Vatel (multa de 545 mil euros), Salexpor (225 mil euros), Sociedade Aveirense de Higienização de Sal (109 mil euros) e Salmex (32 mil euros) que representam entre 75 e a 90 por cento das vendas de sal por grosso para fins alimentares e industriais em terrirório nacional.
As quatro maiores empresas do sector celebraram um acordo de fixação e manutenção das quotas no mercado que funcionou entre 1997 e 2005, prevendo um sistema de penalização ou compensação, caso os elementos do grupo aumentassem ou diminuíssem as vendas, e um nível mínimo de preços a praticar.
O pacto estabelecia também que as quotas de vendas de cada empresa deveriam manter-se inalteradas, independentemente da evolução do mercado.
A diferença dos valores das multas aplicadas é baseada na dimensão de cada empresa e na colaboração que prestaram na investigação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)