Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

MUNDO NECESSITA DE ESTADO PALESTINIANO INDEPENDENTE

“O Mundo necessita de um estado palestiniano independente e pacífico”, afirmou esta terça-feira o presidente norte-americano, George W. Bush, após o encontro mantido com vários líderes árabes em Sharm el-Sheik, no Egipto, para impulsionar o processo de paz no Médio Oriente.
3 de Junho de 2003 às 14:24
MUNDO NECESSITA DE ESTADO PALESTINIANO INDEPENDENTE
MUNDO NECESSITA DE ESTADO PALESTINIANO INDEPENDENTE
“Sou um homem que cumpre o que diz e agora digo que o Mundo precisa de um Estado Palestiniano livre e pacífico”, assinalou o presidente dos Estados Unidos da América, anunciando que o seu governo já começou a trabalhar para tornar realidade a paz entre israelitas e palestinianos.
Durante o encontro que manteve hoje em Sharm el-Sheik com o primeiro-ministro palestiniano, Mahmoud Abbas, mais conhecido como Abu Mazen, George W. Bush voltou a referir a necessidade de a Autoridade Palestiniana travar os atentados terroristas contra Israel.
O presidente norte-americano apelou também a Israel para pôr fim à construção de colonatos judeus nos territórios palestinianos ocupados. “Israel deve enfrentar a questão dos colonatos, assegurando que exista um território sem obstáculos que os palestinianos possam considerar como a sua pátria”, realçou.
Além do primeiro-ministro palestiniano, Bush encontrou-se também com o presidente do Egipto, Hosni Mubarak, com os reis da Jordânia, Abdallah II, e do Bahrein, Hamad Bin Issa, e com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Abdallah Abdelaziz, aos quais pediu apoio para a iniciativa de levar a paz ao Médio Oriente.
A cimeira de hoje em Sharm el-Sheik, uma estância balnear na costa do mar Vermelho, serviu para o presidente norte-americano preparar o encontro que vai manter amanhã, na cidade jordana de Aqaba, com os primeiros-ministros israelita, Ariel Sharon, e palestiniano.
Este encontro na Jordânia terá como objectivo impulsionar o “Roteiro de Paz” no Médio Oriente, o plano para pôr fim ao conflito israelo-palestiniano elaborado pelo quarteto para o Médio Oriente, formada pelos EUA, UE, ONU e Rússia, que prevê a criação de um estado palestiniano independente até 2005.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)