Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

MURO VAI PROSSEGUIR

Israel assegurou ontem que vai prosseguir com a construção de um muro de segurança na Cisjordânia, apesar de a Assembleia Geral das Nações Unidas ter aprovado por ampla maioria uma resolução exigindo a demolição das zonas de vedação já erguidas.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
O muro na Cisjordânia vai isolar milhares de palestinianos
O muro na Cisjordânia vai isolar milhares de palestinianos FOTO: Pavel Wolberg (EPA)
A resolução foi aprovada por 144 votos a favor, 12 abstenções, e os votos contra dos EUA, Israel, Micronésia e Ilhas Marshall.
A ONU exige a Israel a demolição da vedação já erguida, por considerar que viola a lei internacional. Mas Ehud Olmert, vice-primeiro-ministro de Israel, criticou o que considera a votação de uma “maioria hostil” e assegurou que a construção do muro “vai prosseguir”, pois Israel tem direito a proteger os seus cidadãos de ataques suicidas, afirmou.
Entretanto, o ministro israelita da Segurança Interna, Tsahi Hanegbi, visitou ontem a Esplanada das Mesquitas (Monte do Templo), um dos lugares mais santos para muçulmanos e judeus em Jerusalém. A visita, a primeira de um ministro israelita desde que Ariel Sharon acedeu ao local em 28 de Setembro de 2000, suscitou de novo a revolta entre os palestinianos. Muhamad Hussein, director da Esplanada, afirma que a visita foi “feita pela força” e sem aviso prévio às autoridades islâmicas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)