Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

NASA prevê lançamento de vaivém no sábado

A Agência Espacial norte-americana (NASA) informou esta quinta-feira que espera efectuar no sábado o lançamento do vaivém ‘Discovery’, depois de vários problemas técnicos. Uma falha no sensor do tanque de combustível obrigou a mais um adiamento na quarta-feira.
14 de Julho de 2005 às 17:44
O contratempo deveu-se a falhas no medidor do nível do combustível. Todavia, os técnicos não sabem ainda ao certo se teve origem nos sensores, nos cabos ou nas caixas electrónicas do Discovery.
Também não foi ainda explicado se os problemas serão reparados na plataforma de lançamento ou se será necessário levar o vaivém para um hangar, o que poderia causar um atraso prolongado da missão.
Em conferência de imprensa, o director do programa de vaivéns da NASA, Wayne Hale, disse que “a possibilidade mais optimista” seria um lançamento no sábado, mas não estabeleceu qualquer data definitiva para o lançamento.
A NASA deverá enviar o Discovery para o espaço antes de 31 de Julho, altura em que a Estação Espacial Internacional (ISS) - à qual chegará com víveres e equipamentos para os dois astronautas que se encontram a bordo - estará ao alcance do vaivém.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)