Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Negociações entre o Governo grego e a 'troika' em fase crítica

As negociações entre o Governo grego e a 'troika' internacional sobre as novas medidas que a Grécia terá de adoptar para receber mais ajuda externa entraram numa fase crítica, disse hoje o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos.
4 de Fevereiro de 2012 às 17:55
Agências
Agências FOTO: Evangelos Venizelos disse que a teleconferência "foi difícil"

"A distância que separa as negociações do bloqueio é muito curta", afirmou o ministro numa declaração à imprensa, depois de ter participado numa teleconferência com os ministros das Finanças do Eurogrupo.

Evangelos Venizelos disse que a teleconferência "foi difícil", adiantando que, "da parte dos parceiros europeus, há muita pressão e impaciência".

O ministro grego vai reunir-se esta tarde com o primeiro-ministro, Lucas Papademos, e o director do Instituto Internacional de Finanças, Charles Dallara, representante da banca internacional que deve conceder à Grécia o perdão de 50 por cento da sua dívida.

Segundo o ministro das Finanças grego, já há acordo sobre a recapitalização dos bancos e as privatizações, não tendo sido ainda alcançado um consenso sobre a redução dos salários do sector privado e as medidas para reduzir a despesa pública.

O governo grego e os banqueiros negoceiam há já três semanas um acordo para um perdão de 100 mil milhões de euros da dívida do país e evitar que este entre em falência.

O perdão de parte da dívida grega pelos credores privados está incluído num pacote que abrange a legitimação do segundo programa de resgate de 130 mil milhões de euros, aprovado na cimeira europeia de Outubro e que volta a envolver a troika internacional que inclui Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Europeia e Banco Central Europeu.

O governo grego necessita de fechar o acordo para receber o novo pacote de auxílio antes de 20 de Março, quando terá de reembolsar 14,5 mil milhões de euros aos detentores da sua dívida pública.

 

Evangelos Venizelos negociações entre o Governo grego e a 'troika'
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)