Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Negociações no Zimbabwe perto do fim

O presidente sul-africano, Thabo Mbeki, adiou para quinta-feira a apresentação do relatório sobre as negociações no Zimbabwe.
10 de Setembro de 2008 às 11:29
Mugabe afirma estar confiante
Mugabe afirma estar confiante FOTO: AFP

Na passada terça-feira, o jornal oficial zimbabweano 'Herald' referiu que Thabo Mbeki apresentou em Harare um documento destinado a fazer o país sair do impasse nas negociações sobre a partilha do poder entre os líderes e a oposição, situação que se já se prolonga deste o dia 12 de Agosto. 

O documento examina o executivo, o principal ponto de discórdia. Segundo uma fonte citada pelo 'Herald', “os negociadores deverão estudar, debater e tentar encontrar um terreno de entendimento para o reínicio das negociações”. 

Poder e oposição podem ver resolvida a situação e findar as negociações, para tirar o país da crise criada pela derrota histórica a 29 de Março e agravada pela reeleição contestada de Mugabe a 27 de Junho. 

ROBERT MUGABE OPTIMISTA 

Entretanto, Robert Mugabe mostrou-se confiante face às negociações e afirmou estar “optimista” em relação à conclusão de um acordo com a oposição. 

Em debate estarão os últimos pontos de um pacto, nomeadamente quem deterá o controlo do executivo, divergência que tem impedido a assinatura de um acordo para um governo de união nacional.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)