Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Neto de Pinochet punido

O Exército chileno anunciou que vai adoptar sanções contra o capitão Augusto Pinochet Molina na sequência do discurso que pronunciou no funeral do seu avô, o ex-ditador Augusto Pinochet, infringindo as regras disciplinares militares. O Exército emitiu um comunicado afirmando que o oficial “cometeu uma falta disciplinar gravíssima” e que “serão adoptadas as medidas disciplinares que o caso merece”.
14 de Dezembro de 2006 às 00:00
Augusto Pinochet Molina
Augusto Pinochet Molina FOTO: d.r.
Molina, de 34 anos e filho de Augusto Pinochet Hiriart, o filho mais velho do ex-governante, considerou o avô um líder de nível mundial e louvou-o por “ter derrubado, em plena Guerra Fria, o regime marxista que pretendia impor o seu modelo totalitário, não através do voto, mas directamente pela via armada”. Criticou também os “juízes que procuravam mais fama do que justiça” nos julgamentos que envolviam o ex-ditador e outros membros da sua família.
A ministra da Defesa chilena, Vivianne Blanlot, que esteve presente no funeral, reagiu ao polémico discurso, afirmando que Molina deveria ser punido, pois, como oficial do Exército, está proibido de emitir opiniões políticas, muito menos num acto público e usando o uniforme militar.
EXÉRCITO REAGE
O Exército esclareceu no seu comunicado que não estava previsto no programa do funeral que o capitão Molina falasse e que as suas declarações “não representam a doutrina nem a opinião oficial” da instituição. Fontes militares chilenas adiantam que se trata de uma falta gravíssima que pode levar à expulsão imediata do neto de Pinochet, que trabalha na Direcção de Informática do Exército.
A punição mais leve prevista para aquela situação é que seja classificado em lista três, o que representa o impedimento de participar na próxima reunião da Junta de Oficiais, prevista para Junho do próximo ano.
O ex-ditador Augusto Pinochet morreu domingo, aos 91 anos, tendo o cadáver sido cremado terça-feira à noite, após um funeral com honras militares oferecido pelo exército.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)