Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Nigéria: Cinco mortos provocados por bombista suicida

Uma explosão provocada por um bombista suicida fez esta sexta-feira cinco mortos em Maiduguri, no Estado de Borno, no Norte da Nigéria, noticiou a AFP, que cita fonte da polícia local.
13 de Julho de 2012 às 21:43
Foto de arquivo
Foto de arquivo FOTO: Reuters

Segundo o vice-governador de Borno, Zannah Mustapha, o atentado visava a principal figura muçulmana do estado, Umar Garbai el-Kanemi, que, no entanto, saiu ileso.

Um jovem com cerca de 16 anos aproximou-se de um grupo de religiosos que se encontrava junto de uma mesquita próxima da residência de el-Kanemi, depois da grande oração de sexta-feira, e fez explodir a bomba que transportava de forma dissimulada.

Além do bombista, morreram na explosão cinco fiéis muçulmanos.

O atentado não foi reivindicado, mas o grupo radical islâmico Boko Haram já tinha diversas vezes manifestado a sua raiva contra o dignitário, um símbolo da tradição muçulmana no Norte da Nigéria. Por outro lado, tinha reivindicado, em 2011, o assassínio de um irmão de el-Kanemi.

O grupo Boko Haram quer instaurar um Estado islâmico no Norte da Nigéria e pressiona os dirigentes religiosos moderados a exigiram ao governo que lhes confira a autoridade religiosa.

Nigéria mortos explosão bombista suicida
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)