Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

NOMEADOS MINISTROS NO IRAQUE

O Conselho Governativo iraquiano, formado sob os auspícios de Washington, nomeou esta segunda-feira os 25 ministros do Governo de Transição do país. Este Executivo não tem primeiro-ministro, uma vez que a responsabilidade máxima continuará a pertencer ao administrador norte-americano Paul Bremer, até à tomada de posse de um governo eleito por sufrágio universal.
1 de Setembro de 2003 às 13:04
Paul Bremer mantém a responsabilidade máxima no Iraque
Paul Bremer mantém a responsabilidade máxima no Iraque FOTO: d.r.
Os membros do CG escolheram para o importante posto de ministro do Petróleo Ibrahim Bahr al-Uloum, um técnico ex-exilado e virtualmente desconhecido, com formação em engenharia petrolífera e experiência na indústria do ramo no vizinho Koweit. Sobre ele recaem as maiores responsabilidades, uma vez que o futuro do Iraque passa, sobretudo, pela reabilitação da sua indústria petrolífera.
Para ministro dos Negócios Estrangeiros foi escolhido um membro do Partido Democrático do Curdistão, Hoshyar Zebari. A ‘pasta’ do Interior (responsável pela segurança pública) foi entregue a Nouri Badran. Kamel al-Keylani foi nomeado ministro das Finanças.
Este Governo de Transição integra uma única mulher, Nisreen Brawi, ministra das Obras Públicas, e – por exigência norte-americana – não tem ministros da Defesa e da Informação.
Os ministros hoje nomeados tomarão posse amanhã, terça-feira, depois de terminadas as cerimónias fúnebres do ‘ayatollah’ Mohammed Baqer al-Hakim, uma das mais de 80 vítimas mortais do atentado à bomba da passada sexta-feira em Najaf. O ‘ayatollah’ era o líder espiritual dos xiitas iraquianos, que compõem cerca de 60% da população do país.
SADDAM NEGA RESPONSABILIDADE
A televisão do Qatar “Al-Jazeera” divulgou uma gravação áudio alegadamente atribuída a Saddam Hussein, na qual o ex-presidente do Iraque nega qualquer responsabilidade no atentado em Najaf.
“Os infiéis invasores estão a acusar sem provas, os seguidores de Saddam Hussein pela morte do líder xiita Hakim. Isto não é o que Saddam atribui a si próprio”, diz a voz na gravação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)