Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Noruega: Breivik acusado de 'acto de terrorismo'

O extremista Anders Behring Breivik, autor dos ataques que mataram 77 pessoas em Julho do ano passado na Noruega, foi esta quarta-feira acusado formalmente de cometer um 'acto de terrorismo' e 'homicídios voluntários', anunciou a justiça norueguesa.

7 de Março de 2012 às 12:46
Caso o extremista seja considerado inimputável, pode ser condenado a internamento psiquiátrico para toda a vida
Caso o extremista seja considerado inimputável, pode ser condenado a internamento psiquiátrico para toda a vida FOTO: Reuters

Se for considerado culpado das acusações formalizadas esta quarta-feira pelo Ministério Público norueguês, Breivik incorre numa pena de 21 anos prisão ou de retenção de segurança (uma pena renovável enquanto o prisioneiro for considerado perigoso).

Caso seja considerado inimputável, o homicida pode ser condenado a internamento psiquiátrico, potencialmente para toda a vida.

A acta de acusação foi lida a Behring Breivik na prisão de Irla, perto de Oslo, onde está o norueguês se encontra detido preventivamente até ao início do julgamento, marcado para o próximo dia 16 de Abril.

 "Ele estava completamente calmo", disse Tore Jo Nielsen, um dos oficiais de polícia que lhe transmitiram as acusações.

A 22 de Julho de 2011, vestido de polícia, o extremista disparou durante mais de uma hora contra jovens que participavam num encontro do Partido Trabalhista na ilha de Utoyea, perto de Oslo, depois de ter feito explodir uma bomba junto à sede do governo norueguês.

Em Novembro do ano passado, o extremista norueguês de 33 anos foi declarado inimputável por dois especialistas psiquiátricos, decisão que foi fortemente contestada na Noruega e que conduziu à ordenação por parte do tribunal de uma nova avaliação psiquiátrica.

Os resultados desta nova avaliação deverão ser conhecidos no próximo dia 10 de Abril. Caso se confirme, o Ministério Público já referiu estar preparado para reconhecer a inimputabilidade de Behring Breivik.

Noruega Crime Extremista norueguês Behring Breivik Morte
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)