Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Notificação autoriza expulsão de estudantes em Hong Kong

Manifestantes têm permanecido nas ruas desde 28 de setembro.
16 de Novembro de 2014 às 13:53
Proprietários e transportadores obtiveram esta semana dos tribunais ordens de dispersão em certos locais ocupados
Proprietários e transportadores obtiveram esta semana dos tribunais ordens de dispersão em certos locais ocupados FOTO: Tyrone Siu/Reuters

Uma notificação do tribunal de Hong Kong a ordenar o despejo dos manifestantes pró-democracia de um dos locais de protesto que ocupam desde há sete semanas foi publicado no sábado nos principais jornais locais, autorizando as autoridades a intervir.

Apesar de em número mais reduzido, os manifestantes têm permanecido em três das principais vias de Hong Kong desde 28 de setembro, exigindo eleições livres em 2017 na região administrativa especial chinesa.

A China recusou-se a recuar na insistência de que os candidatos devem ser avaliados por um comité, uma decisão que os críticos dizem que se destina a garantir a eleição de um fantoche pró-Pequim.

Diferentes proprietários e transportadores obtiveram esta semana dos tribunais ordens de dispersão em certos locais ocupados em Admiralty, perto da sede do poder, e em Mong Kok, na parte continental de Hong Kong.

O Superior Tribunal de Justiça permitiu que a polícia possa ajudar os oficiais de justiça na execução destas ordens de dispersão e ordenou também que cada ordem deve ser publicada na imprensa local antes de ser efetuada.

Hong Kong Superior Tribunal de Justiça estudantes
Ver comentários