Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

NOVA AMEAÇA DA AL-QAEDA

O ‘site’ islâmico Dirasat divulgou esta quinta-feira o vídeo de um homem encapuzado que se identifica como Abdulaziz al-Muqrin, presumível líder da al-Qaeda na Arábia Saudita, e que faz um apelo a todos os muçulmanos, para que matem norte-americanos em todo o Mundo, prometendo ainda ataques contra líderes árabes aliados de Washington.
8 de Abril de 2004 às 11:14
“Ó mujahideen, combatam os americanos em todo o lado e combatam os americanos com todo o vosso poder e capacidades. Aterrorizem-nos tal como eles aterrorizaram os vossos irmãos”, declara o homem no vídeo, de cara tapada, com uma espingarda na mão e identificando-se como al-Muqrin. “Ó mujahideen, este é o vosso líder”, acrescenta o homem, explicando que os “cruzados” vão ser os primeiros alvos, mas não os últimos. “Em relação aos apóstatas, o seu dia aproxima-se”, disse, referindo-se aos líderes no Mundo árabe aliados de Washington.
O Dirasat já divulgou no passado outras mensagens atribuídas à al-Qaeda, nomeadamente do líder máximo da organização terrorista, Osama bin Laden. O alegado autor desta mais recente mensagem é um dos homens mais procurados pela justiça saudita, acreditando-se que tenha assumida a liderança da operações da al-Qaeda na Arábia Saudita, após a morte de Khaled Ali Ali Haj.
Esta nova ameaça surge numa altura de acentuada revolta no Iraque, desencadeada, sobretudo, pela maioria xiita iraquiana. Os combates desta semana já terão provocado a morte a pelo menos 35 soldados da Coligação e a 200 iraquianos, colocando dúvidas sobre o cumprimento do prazo para a devolução da soberania aos iraquianos, prevista para 30 de Junho.
Ver comentários