Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

"Nova página" nas relações entre EUA e Rússia

O presidente norte-americano Barack Obama e o seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, concordaram esta segunda-feira, em Moscovo, abrir uma "nova página" nas relações entre os dois países.

6 de Julho de 2009 às 17:26
'Nova página' nas relações entre EUA e Rússia
'Nova página' nas relações entre EUA e Rússia FOTO: d.r.

"Resolvemos recomeçar do zero. Assumimos ambos o compromisso de deixar para trás as suspeitas e rivalidades do passado.Devemos liderar pelo exemplo", afirmou Obama após quase três horas de reunião com Medvedev no Kremlin.

Já o presidente russo frisou o desejo comum de "virar a página" e alcançar um nível de cooperação "digno do século XXI". "O presidente Obama e eu reconhecemos que as relações entre os dois países estavam à deriva", disse Medvedev após assinar com Obama um acordo autorizando a passagem de tropas e material militar dos EUA por território russo rumo ao Afeganistão, e outro para a redução das ogivas nucleares ofensivas de ambos os países para entre 1500 e 1675 unidades até sete anos após a entrada em vigor do sucessor do acordo START-I, no final deste ano.

O acordo alcançado em Moscovo vem substituir o Tratado START I, assinado a 31 de Julho de 1991, no final da Guerra Fria, pelos então Chefes de Estado da Rússia, Mikhail Gorbatchev, e dos EUA, George Bush (pai).

O START I permitiu a redução dos arsenais estratégicos de ambos os países de 10 mil para menos de 6.000 ogivas nucleares. A quantidade de mísseis intercontinentais a bordo de submarinos e bombardeiros foi também condicionada a um máximo de 1.600.

O novo acordo será assinado nos próximos meses e deve vigorar nos próximos 10 anos, se nesse prazo não for elaborado outro tratado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)