page view

NOVA TRIPULAÇÃO A BORDO DA ESTAÇÃO ESPACIAL

A cápsula russa Soyuz TM-3 com a nova tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI) acoplou esta segunda-feira com sucesso no seu destino. Eram cerca das 11h15 (hora de Lisboa) quando o astronauta espanhol Pedro Duque entrou na estação orbital.

20 de outubro de 2003 às 13:49

Pedro Duque foi o primeiro dos três astronautas da Soyuz a entrar na EEI. O espanhol vai permanecer em órbita apenas uma semana, regressando à Terra a bordo da cápsula Soyuz que vai transportar os membros da tripulação cessante da EEI, o russo Yuri Malenchenko e o norte-americano Edward Lu, há 175 dias abordo da EEI. Esta viagem da Soyuz foi quase inteiramente financiada pelo Estado espanhol, que montou a Missão Cervantes (12 milhões de euros), ao abrigo da qual Duque vai realizar 24 experiências científicas em órbita. Malenchenko, Lu e Duque regressam à Terra no próximo dia 28, a bordo da Soyuz TM-2, actualmente acoplada à EEI.

Em paralelo com a Missão Cervantes, esta viagem da Soyuz levou até à EEI a Expedição 8, ou seja, a oitava tripulação da estação internacional, composta pelo norte-americano Michael Foale, comandante de missão, e pelo russo Alexander Kaleri, engenheiro de voo. Estes dois astronautas deverão permanecer a bordo da EEI mais de seis meses.

A Soyuz descolou no sábado do Cazaquistão e deu 34 voltas à Terra antes de chegar à EEI. A manobra de acoplagem, com piloto automático, decorreu sem qualquer problemas e realizou-se a pouco menos de 400 quilómetros de altitude, quando as duas naves seguiam à velocidade de 30 centímetros por segundo. Recorde-se que depois da tragédia com o vaivém norte-americano Columbia, a 1 de Fevereiro deste ano, o programa de voos dos vaivém foi suspenso e transferiu-se para as Soyuz a responsabilidade de render tripulações na EEI.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8