Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Nova Zelândia: equipas extraem combustível do cargueiro encalhado

As equipas de resgate e limpeza da Nova Zelândia estão a trabalhar em contra-relógio para extrair o combustível do cargueiro Rena, encalhado no recife Astrolabe, a doze quilómetros da cidade portuária de Tauranga, na ilha Norte, desde o dia 5 de Outubro. As autoridades já decrataram o incidente como a maior catástrofe ecológica da região.
17 de Outubro de 2011 às 08:56
Autoridades tentam retirar o combustível do cargueiro Rena, encalhado desde o dia 5 de Outubro, na Nova Zelândia
Autoridades tentam retirar o combustível do cargueiro Rena, encalhado desde o dia 5 de Outubro, na Nova Zelândia FOTO: d.r.

De acordo com o chefe da unidade de salvamento da Autoridade Marítima da Nova Zelândia, Bruce Anderson, as operações iniciadas durante a noite já possibilitaram a extracção de 21 das 1.300 toneladas de combustível que se estima estarem no interior do navio.

O Rena já verteu 350 toneladas de combustível para o mar. No entanto, as autoridades temem que o cargueiro cause um derrame de maior dimensão, devido à deterioração do navio, que tem várias fendas no casco e danos estruturais. Cerca de 1.250 aves morreram afectadas pelo derrame de combustível e outras 181 estão sob observação no Centro de Recuperação de Animais Selvagens.

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, afirmou à cadeia de televisão TV One que os custos das operações já atingiram os 4 milhões de dólares neozelandeses (cerca de 2,3 milhões de euros).

Por sua vez, o ministro dos transportes neozelandês, Stephen Joyce, afirmou que a empresa Mediterranean Shipping Company, que alugou o cargueiro à companhia grega Costamare, se compromoteu a entrar com financiamento para ajudar nas operações de limpeza, segundo informação do diário 'New Zealand Herald'.

As equipas de resgate acederam ao interior do navio de bandeira liberiana pela primeira vez no último domingo. Em terra continuam as operações de limpeza na linha costeira, com a maioria das praias interditas pela maré negra procedente do Rena.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)