Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Novo ministro de Lula tem avultadas dívidas à banca

A posse do ministro indigitado para a Agricultura, Odílio Baldinotti, de 65 anos, que deveria ter ocorrido ontem juntamente com as dos ministros da Justiça, Tarso Genro, da Integração Nacional, Jedel Vieira Lima, e da Saúde, o português José Gomes Temporão, foi adiada, no meio de denúncias de problemas do empresário com a Justiça e de dívidas avultadas com bancos, entre os quais o Banco do Brasil.
17 de Março de 2007 às 00:00
Odílio Baldinotti, que afirma ser inocente dos crimes contra a Fé Pública e de Falsidade Ideológica porque está a responder no Supremo Tribunal Federal, reconhece no entanto as dívidas, mas pergunta qual é o empresário que as não tem nos dias de hoje e ainda provoca, acrescentando que se tem dívidas é porque tem crédito.
Praticamente desconhecido da opinião pública até à indicação para o cargo, Odílio Baldinotti é um milionário dono de grandes propriedades rurais e é o maior produtor de sementes de soja do Brasil. Deputado no terceiro mandato, notabilizou-se pela ausência e omissão. Um dos parlamentares que mais faltam a sessões no Congresso, desde 1995 ele apresentou apenas dois projectos de lei, ambos rejeitados, e falou no plenário apenas 16 vezes, quase sempre sobre festas e outros eventos da sua região.
Além dos problemas referentes às denúncias contra o nome que indigitou para a cobiçada pasta da Agricultura, Lula está a enfrentar também um princípio de motim na base de apoio, formada por uma coligação de dez partidos. Com a indicação de cinco ministros pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e com várias das outras pastas importantes já direccionadas para o PT (Partido dos Trabalhadores), os demais partidos estão a sentir-se secundarizados. O PSB, Partido Socialista Brasileiro, que controlava a pasta da Integração Nacional, que lhe foi tirada e dada ao PMDB, é o mais insatisfeito e já ameaçou publicamente retirar-se da coligação.
NOVOS ROSTOS
MINHOTO
Nascido em Monção, e radicado no Brasil desde criança, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de 56 anos, é especialista em gestão de Saúde Pública.
EX-OPOSITOR
Deputado na Bahía, Jedel Vieira Lima, de 47 anos, é do PMDB, mas já foi um feroz opositor a Lula. Agora defende as propostas regionais do presidente.
HISTÓRICO
Militante histórico do PT, Tarso Genro transita da pasta da Articulação Política para a da Justiça. Assumiu a presidência do partido após a eclosão do ‘Mensalão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)