Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Novo primeiro-ministro timorense conhecido sábado

O nome do futuro primeiro-ministro de Timor-Leste deverá ser anunciado sábado, depois de um novo encontro entre o presidente Xanana Gusmão e a Fretilin.
7 de Julho de 2006 às 08:35
"O encontro correu muito bem. O objectivo de todos é ver como sair desta situação e criar um governo para gerir os assuntos do país", disse, esta sexta-feira em Díli, Estanislau da Silva, o porta-voz do partido no poder, que se escusou, todavia a fornecer pormenores sobre quem irá ser designado referindo apenas "que o nome a indicar sairá da lista, aprovada pela Comissão Política Nacional da Fretilin no passado fim-de-semana" e que deverá ser anunciado amanhã.
"O novo primeiro-ministro tem que ter a confiança da Fretilin tendo em conta a Constituição e tratar-se do partido com maior número de assentos no parlamento. Tem de estar minimamente vinculado à Fretilin", frisou.
Recorde-se que o anterior chefe de Governo timorense, Mari Alkatiri, demitiu-se do cargo no passado dia 26 de Junho, tendo José Ramos Horta assumido a coordenação do executivo.
Ver comentários